Cartilha: “Meu cardápio saudável”

Você sabia que a alimentação desempenha um papel importante na saúde da criança?

Sim! Parece óbvio, mas é na infância que os hábitos saudáveis do ser humano são estabelecidos e, portanto, nessa fase é primordial que os pais adotem entre as crianças uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física.

Uma alimentação saudável durante a infância é duplamente benéfica, pois facilita o desenvolvimento intelectual e o crescimento adequado para a idade, além de prevenir uma série de alterações relacionadas à alimentação incorreta e desequilibrada, como a anemia, obesidade, desnutrição, cáries dentárias, atraso de crescimento, entre outras.

A alteração do estilo de vida pode estar ligada a essa mudança no aspecto alimentar. Antigos costumes como fazer refeições em família e brincadeiras dinâmicas estão sendo extintos, dando lugar aos fast foods – alimentos com alto teor de açúcares, sal e gordura – e baixo consumo de alimentos in natura. Além dessas modificações, muitas famílias omitem algumas refeições, como o café da manhã, por exemplo.

Visando estimular a qualidade de vida e a prática de hábitos saudáveis, especialmente na infância, o Colégio Sagrado Coração de Maria buscou a orientação de uma nutricionista e elaborou a cartilha “Meu cardápio saudável” , que tem como objetivo principal orientar os pais, familiares e cuidadores a praticarem escolhas alimentares mais saudáveis e variadas, no momento de alimentar as crianças, garantindo crescimento e desenvolvimento adequados e saúde para a vida toda.

Além de sugerir cardápios saudáveis para as crianças, ao longo de cada dia, a cartilha ainda oferece dicas de saúde alimentar, informações sobre os grupos de alimentos e atividades físicas, além de sugerir a preparação de pratos divertidos, para que as crianças se alimentem bem se divertindo.

Clique aqui e acesse a Cartilha “Meu Cardápio Saudável