Guia do Estudante

Querido estudante,

A história da fundação do Colégio Sagrado Coração de Maria é marcada por fraternas relações de parceria entre as pessoas. No século XIX, Padre Gailhac uniu forças com a Irmã Saint Jean para a criação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, que por sua vez, reuniu um grupo de mulheres que deram prosseguimento às obras dos fundadores, de “conhecer e amar a Deus e fazê-lo conhecido e amado”. Hoje, a parceria permanece presente em 14 países ao redor do mundo e envolve milhares de homens, mulheres, crianças, jovens e adultos em uma nobre missão de educar com excelência e transformar a sociedade, fundamentando-se em valores cristãos.

Por meio dessa história iniciada por Gailhac, percebemos que não construímos grandes obras sozinhos e que grandes objetivos se fortalecem quando são compartilhados com o outro. A própria ONU nos deu esse exemplo, com a criação da Agenda 2030, que estabelece 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para a transformação do mundo, mas que só se tornarão realidade se houver uma parceria colaborativa entre cada indivíduo disposto a embarcar nessa jornada coletiva. O Colégio abraçou esse desafio global e trouxe a temática para a discussão do Fórum Social de 2016, para que os estudantes e os educadores refletissem sobre ações de importância crucial para a sustentabilidade da humanidade e do planeta.

A Campanha da Fraternidade deste ano também convida famílias, comunidades e pessoas de boa vontade a estabelecer uma parceria para cuidar, cultivar e guardar a vida no planeta, tendo em vista a defesa dos biomas.

Aqui no Colégio Sagrado Coração de Maria, a parceria se inicia com as famílias, que confiam a nós a missão de educar seus filhos com excelência. Em contrapartida, oferecemos a você, estudante, mais que uma formação acadêmica de qualidade, focada no bom desempenho em processos seletivos e no sucesso profissional, mas a preparação do ser humano para a vida, ancorada em valores humanos que também são cultivados no seio familiar.

Estabelecemos com você, querido estudante, a parceria de lhe possibilitar a transformação da informação em conhecimento, lhe auxiliar na descoberta de suas principais habilidades, para potencializá-las e desenvolver outras, de modo que você aprenda mais. Também é nosso desejo que você internalize atitudes que irão torna-lo um cidadão diferenciado e consciente do seu papel na sociedade.

O fruto dessa parceria, que esperamos que você cultive ao longo da sua trajetória em nossa escola, é a prática de ações alicerçadas na ética, no respeito, na tolerância, na fraternidade, na solidariedade, no altruísmo.

Um novo ano se inicia e estamos juntos, novamente, assim como Gailhac e Ir. Saint Jean estiveram no princípio de tudo. E sabemos que, assim como eles, temos grandes obras a empreender e muitas conquistas para compartilhar. Convidamos você a viver conosco essa missão.

Seja bem-vindo a 2017.

Acesse abaixo a íntegra do Guia do Estudante 2017