Projetos

Projetos Interdisciplinares

Por meio dos Projetos Interdisciplinares e outros desenvolvidos em sala, são organizadas pesquisas de campo com o objetivo de ampliar a abordagem dos conteúdos curriculares e possibilitar descobertas nas diversas áreas do conhecimento. São planejadas e acompanhadas pelos professores da série/ano, Coordenador ou Assistente Pedagógico do Segmento. Durante o planejamento, a família será comunicada por meio de circulares detalhadas e/ou convocada para participar de reunião de encaminhamentos e esclarecimentos.

Ação Solidária

“Uma obra vos foi confiada: a obra de Jesus Cristo.”
“A palavra que não é expressão de uma vivência não convence, não constrói.” (Pe. Gailhac)

No Colégio Sagrado Coração de Maria, a ação pedagógica social missionária é desenvolvida buscando contemplar os quatros pilares da Educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências relacionais; e, por fim, aprender a ser.

A Ação Solidária constitui um espaço no qual se vivenciam situações que sugerem uma postura de “gestão”, liderança e empreendedorismo, capazes de desenvolver relações democráticas e fortalecer os princípios norteadores da autonomia em função da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação.

Objetivos :

  • Desenvolver, potencializar e valorizar o protagonismo juvenil;
  • Vivenciar a prática e o princípio do carisma e o fundamento da missão que envolve as nossas escolas: “conhecer a Deus e torná-Lo conhecido, amar a Deus e torná-Lo amado, proclamar que Jesus Cristo veio para que todos tenham vida.” (§ 7º das Constituições das RSCM);
  • Compreender um trabalho de inserção numa comunidade de Fé, a partir do carisma SCM de juventude comprometida com a defesa da vida;
  • Promover a inclusão social e responder às demandas da comunidade em que os grupos de estudantes e educadores envolvidos na Ação Social Missionária (ASM) atuam, possibilitando, consequentemente, uma intervenção libertária, solidária e inclusiva;
  • Ajudar os estudantes a interiorizar o fundamento cristão do trabalho social, a partir do seu compromisso e da sua experiência de Deus;
  • Sensibilizar os estudantes do Colégio Sagrado Coração de Maria em relação à situação dos menos favorecidos socialmente, colocados à margem dos direitos que o próprio título de cidadãos lhes confere;
  • Despertar o estudante para a cultura de observação e percepção, inerente a qualquer atividade de campo, fazendo elos entre o conteúdo teórico e a realidade observada.

A Ação Solidária se desenvolve a partir de três pilares: Ações de Formação, de Arrecadação e de Intervenção, descritas abaixo:

Dia de Formação e Convivência/ Ação de Formação e de Intervenção

O Dia de Formação e Convivência – DFC – é um momento privilegiado em que crianças, jovens e educadores do Ensino Fundamental e Médio vivenciam um conjunto de atividades que exigem disponibilidade, animação, alegria, abertura e sensibilidade para perceber as necessidades do outro, no intuito de se criarem ações que possibilitem vislumbrar um outro mundo possível. O DFC é, na caminhada do Colégio Sagrado Coração de Maria, um momento no qual são criados e fortalecidos laços humanos necessários ao estímulo de ações em defesa da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação.

Objetivos do Dia de Formação e Convivência:

  • Desenvolver e valorizar o protagonismo juvenil;
  • Promover momentos de reflexão e convivência;
  • Ajudar o jovem a interiorizar o fundamento cristão do trabalho social;
  • construir coletivamente referências amplas para o nosso agir, em sintonia com os princípios da defesa da vida;
  • vivenciar e compreender o espírito da solidariedade e da partilha e comprometer-se com ele.

O Dia de Formação e Convivência tem, para cada série/ano envolvidos, uma metodologia própria que busca criar situações de formação numa perspectiva de protagonismo e empreendedorismo.

Visita Pedagógica/ Ação de Formação e de Intervenção

A Visita Pedagógica traduz o primeiro contato dos estudantes com a área onde a Ação Solidária vai se realizar. É um bom momento para os estudantes conhecerem, de forma mais concreta, o campo de atuação, e colherem os dados para o diagnóstico da realidade, percebendo e estabelecendo o cenário.

Essa visita deve ser, na medida do possível, articulada de forma a envolver todas as áreas de conhecimento. É uma grande oportunidade que se cria para uma atuação e intervenção interdisciplinar dos educadores da escola.

Assembleia para definir ações de intervenção do Projeto Social Missionário

Em um fórum da turma, analisa-se a realidade, traça-se o cenário, definem-se o perfil e as datas para planejar e efetivar a Ação Social Missionária da turma. A partir disso, elabora-se um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo para uma intervenção solidária.

Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário/ Ação de Formação, Intervenção e Vivência

A Missão Jovem SCM Intercâmbio Solidário é uma ação desenvolvida pela Equipe de Juventude/Pastoral Vocacional da Província, em parceria com o SOR, que tem o compromisso de envolver toda a comunidade educativa, comunidades religiosas, e projetos sociais, tendo a juventude como público-alvo.

A Missão, Visão e Valores, que fundamentam a ação educativa do Colégio Sagrado Coração de Maria, impulsionam a buscar cada vez mais ações e posturas que defendam a ética, a justiça, a solidariedade e o desenvolvimento de processos comprometidos com a integridade da criação.

Nesse foco, a “Missão JOVEM SCM Intercâmbio Solidário” se faz necessária como um espaço para cultivar a semente da solidariedade, da justiça e da paz, para vivenciar e construir conhecimentos de outras realidades, costumes, maneiras de experimentar o “ser” solidário e para professar a fé; espaço de aprendizagem da cidadania.

Dinâmica da “Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário”

A “Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário” é uma ação que envolve jovens e educadores adultos das cinco unidades da Rede Sagrado, como também jovens e educadores dos projetos desenvolvidos pelas religiosas do SCM. Ou seja, é uma ação que, em sua essência, fundamenta-se na questão das parcerias e da solidariedade.

Os intercambistas missionários, jovens e educadores, vivenciam um conjunto de atividades que exigem entrega e abertura para o outro, proporcionando-lhes a experiência da partilha e a socialização da produção do saber, a partir do mundo dos jovens, à luz da Boa Notícia de Jesus Cristo.

Na realidade missionária, os desafios sociais e econômicos são inúmeros: alto nível de pobreza, prostituição, droga, criminalidade, êxodo rural da juventude, etc. Ir ao encontro dessa realidade desafiadora supõe uma ação educativa junto aos jovens e adultos missionários. Importa educar o olhar cada vez mais para a solidariedade.

Avançando sempre na caminhada de uma educação ligada à vida e em sintonia com as aspirações do “JPIC Jovem SCM – Projeto de Inclusão”, propõe-se um novo foco para a Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário: desenvolver uma ação mais social, não se limitando apenas ao aspecto afetivo-religioso. Para o Colégio Sagrado Coração de Maria, essa será a maneira concreta de seguir a “ordem” recebida de Gailhac – homem de Fé prática, de ação transformadora e comprometida.

Momento JPIC Jovem no Colégio SCM/ Ação de Formação

Nos últimos anos, para o Colégio Sagrado Coração de Maria, o “JPIC Jovem SCM – Projeto de Inclusão” tem sido um momento forte de inspiração para o agir em Defesa da Vida no seu entorno. Uma bússola norteadora na construção e na ressignificação do projeto de vida em prol da defesa da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação.

Assim, a proposta é dar continuidade à vivência do projeto JPIC Jovem, que já acontece há alguns anos na Rede Sagrado, como mais uma estratégia para colocar em prática a Missão, Visão e Valores da Instituição, reafirmando o empenho pela Justiça, Paz e Integridade da Criação.