Ensino Fundamental I

Publicado em 09/06/2017

Atividades 1º Ano

Vamos trabalhar em grupo?

Durante esta semana, as crianças tiveram a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos. Com o auxílio da professora Jessica Costa, confeccionaram cartazes comparando lugares que foram modificados ao longo do tempo.

Trabalhar em grupo é desafiador nessa idade, as crianças podem aprimorar o conhecimento, pois aprendem a saber, a fazer, e, também, a relacionar-se.

O que propicia experiências de aprendizagem extremamente valiosas.

Confira as fotos:

  • Confecção (3)
  • Confecção (1)
  • Confecção (2)
  • Confecção (9)
  • Confecção (5)
  • Confecção (7)
  • Confecção (6)
  • Confecção (8)

 

As plantas medicinais no 1° Ano B

Nesta segunda etapa, conheceremos um pouco sobre algumas plantas medicinais.

Já tivemos uma aula prática no laboratório, que nos proporcionou experiências práticas. Cada criança plantou um grupo de plantas medicinais e ficarão atentas ao seu desenvolvimento, semanalmente.

Confira as fotos:

 

A pesquisa e o aprendizado

Durante essa semana, as crianças do 1º Ano B apresentaram as pesquisas que foram feitas em casa. Abordamos temas importantes como: os meios de comunicação, de transporte e a moradia de cada família!

Confira as fotos:

 

Trabalho de campo no Horto Florestal

No dia 03/05, as turmas dos 1º anos A e B visitaram o Horto Florestal.

O Trabalho de campo faz parte dos estudos relacionados ao projeto Seres Vivos. Além de conhecer a biodiversidade do museu, foi possível saber mais sobre a vida das plantas. As plantas medicinais também fizeram parte do passeio, ampliando o repertório das crianças.

Confira as fotos:

 

Alimentação saudável

O 1º ano B recebeu a visita da nutricionista Rayanne, que nos deu dicas importantes sobre uma alimentação saudável.

As crianças assistiram a um vídeo explicativo e entenderem para que serve cada tipo de alimento.

Confira as fotos:

  • ALIMENTAÇÃO (1)
  • ALIMENTAÇÃO (2)
  • ALIMENTAÇÃO (3)
  • ALIMENTAÇÃO (4)
  • ALIMENTAÇÃO (5)
  • ALIMENTAÇÃO (6)
  • ALIMENTAÇÃO (7)
  • ALIMENTAÇÃO (8)
  • ALIMENTAÇÃO (9)
  • ALIMENTAÇÃO (10)
  • ALIMENTAÇÃO (11)
  • ALIMENTAÇÃO (12)
  • ALIMENTAÇÃO (13)

 

A Hora do Conto

No dia 28 de março, as crianças do 1º ano A & B estiveram na biblioteca do Colégio, prestigiando, novamente, a atividade “A Hora do Conto.”

A bibliotecária Lívia contou a história “Menina bonita do laço de fita”, obra premiada da conhecida escritora Ana Maria Machado.

As crianças se divertiram com as peripécias do coelho branco que sempre fazia a mesma pergunta: “Menina bonita do laço de fita, qual é seu segredo pra ser tão bonita”?

Confira as fotos:

  • conto (1)
  • conto (2)
  • conto (3)
  • conto (4)
  • conto (5)
  • conto (6)
  • conto (7)
  • conto (8)

 

Visita ao laboratório

Durante o mês de março, demos início ao projeto “Seres Vivos”, em que trabalharemos as habilidades da planilha de Ciências, dentre elas, o estudo dos invertebrados.

Com o objetivo de entender melhor a vida de alguns desses animais, fomos ao laboratório conhecer o minhocário.

A Sophia, responsável pelo laboratório, nos recebeu com carinho e nos explicou sobre as características da minhoca. Depois, observamos bem de perto esse invertebrado.

Confira as fotos do 1º Ano A:

  • Minhocas (1)
  • Minhocas (2)
  • Minhocas (3)
  • Minhocas (4)
  • Minhocas (5)
  • Minhocas (6)
  • Minhocas (7)
  • Minhocas (8)
  • Minhocas (9)
  • Minhocas (10)
  • Minhocas (11)
  • Minhocas (12)
  • Minhocas (13)
  • Minhocas (14)
  • Minhocas (15)
  • Minhocas (16)
  • Minhocas (17)
  • Minhocas (18)
  • Minhocas (19)
  • Minhocas (20)
  • Minhocas (21)
  • Minhocas (22)

Confira as fotos do 1º Ano B:

  • minhoquinha (1)
  • minhoquinha (2)
  • minhoquinha (3)
  • minhoquinha (4)
  • minhoquinha (5)
  • minhoquinha (6)
  • minhoquinha (7)
  • minhoquinha (8)
  • minhoquinha (9)
  • minhoquinha (10)
  • minhoquinha (12)
  • minhoquinha (13)
  • minhoquinha (15)

 

Jogo Tira 10

No jogo do tira 10, as crianças têm a oportunidade de trabalhar em dupla, além de desenvolver habilidades relacionadas à contagem, comparação e às ideias de juntar e tirar certa quantidade.

Confira as fotos:

  • camisa10 (1)
  • camisa10 (2)
  • camisa10 (3)
  • camisa10 (4)
  • camisa10 (5)
  • camisa10 (6)
  • camisa10 (7)
  • camisa10 (8)
  • camisa10 (9)
  • camisa10 (10)
  • camisa10 (11)
  • camisa10 (12)
  • camisa10 (13)
  • camisa10 (14)
  • camisa10 (15)
  • camisa10 (16)
  • camisa10 (17)
  • camisa10 (18)
  • camisa10 (19)
  • camisa10 (20)
  • camisa10 (21)
  • camisa10 (22)

 

Grupos Diversificados

Duas vezes por semana, as crianças realizam a atividade “Grupos Diversificados”.

Na atividade, as crianças são divididas em pequenos grupos e juntas discutem sobre as melhores estratégias para realizar as atividades de: artes, jogo e escrita.

A turma tem a oportunidade de, no convívio com os colegas, ampliar suas estratégias de independência, enquanto a professora intervém na escrita com um grupo.

Confira as fotos da atividade:

  • GRUPO (1)
  • GRUPO (2)
  • GRUPO (3)
  • GRUPO (4)
  • GRUPO (5)
  • GRUPO (6)
  • GRUPO (7)

 

1ºs anos A e B realizam visita às irmãs do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, em data comemorativa (168 anos)

As turmas dos 1ºs anos A e B visitaram as irmãs que moram ao lado do colégio. A visita fez parte da comemoração dos 168 anos de fundação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, o IRSCM.

As crianças, após conhecerem a história do Instituto e dos fundadores, perceberam a parte da bonita história de amor e cuidado com a vida.

Assim, construíram, juntos, um cartão para celebrar com as irmãs essa data tão especial.

Confira as fotos:

  • 168anos (3)
  • 168anos (1)
  • 168anos (2)
  • 168anos (4)
  • 168anos (5)
  • 168anos (6)
  • 168anos (7)
  • 168anos (8)
  • 168anos (9)
  • 168anos (10)
  • 168anos (11)
  • 168anos (12)
  • 168anos (13)
  • 168anos (14)
  • 168anos (15)
  • 168anos (16)
  • 168anos (17)

 

Oficina de máscaras de carnaval- Projeto “Juntos na Escola”

No sábado, dia 18 de fevereiro, as famílias tiveram a oportunidade de participar, com as crianças, da oficina de criação de máscaras.

Para realizar a tarefa, as famílias precisaram conversar sobre o planejamento de suas ações, dividir tarefas e usar muita criatividade. Tudo isso para deixar nosso Colégio todo enfeitado, durante a primeira edição do projeto Juntos na Escola, em 2017.

Confira as fotos:

 

Lembranças do primeiro dia de aula

Você se lembra do seu primeiro dia de aula?

No livro A Caixa de Jessica, a personagem nos mostra como foi seu período de adaptação em seu primeiro dia de aula. A meninada do 1º Ano, se inspirando no livro, também mostrou como foi esse momento tão legal.

Para ilustrar a atividade cada criança trouxe um objeto significativo e compartilhou com os colegas o motivo da escolha!

Confira as fotos da atividade:

  • 13
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17

Investigando o Google Maps

Contemplando a habilidade de reconhecer que as ruas e os quarteirões são localidades que compõem a paisagem de um bairro, a meninada do 1º ano foi ao Laboratório de Informática trabalhar com o Google Maps. Lá, as crianças puderam observar e registrar o quarteirão do clube Olympico do Bairro Serra, citaram os elementos que compõem esse ambiente e fizeram um belo registro gráfico.

Confira as fotos:

My first Dictionary

Toda quinta-feira, no primeiro horário, as crianças do 1º ano participam da aula de Inglês. Elas estão construindo um dicionário pra lá de divertido, junto com a professora Fernanda. Aguardem!

Confira as fotos:

Viver é Investigar! Professor Mário Henrique visita o 1º ano

Dando continuidade ao trabalho de investigação sobre o aparecimento de micos no Colégio,  o 1º ano B recebeu o professor e coordenador da área de Ciências da Natureza, Mário Henrique.
A visita foi muito significativa, já que as crianças apresentaram suas hipóteses  e descobriram por quais motivos existem tantos micos no Colégio. Elas também compreenderam a importância das áreas verdes na qualidade de vida das pessoas e na preservação das espécies.
Que tal perguntar à sua criança como foi a visita do professor?
Confira as fotos:

Vamos falar de poesia

Recebemos a visita do professor e coordenador da área de Língua Portuguesa, Guilherme Lentz, que nos presenteou com uma aula repleta de poesias!
Elementos surpreendentes podem despertar o lirismo. A poesia concreta proporciona, além de encantamento, o lado lúdico de PODER brincar com as palavras.
No mural construído ao lado da sala de aula estão expostas a produção das crianças. Não deixem de ver! Vocês vão se surpreender!

Confira as fotos:

 

Atividade sobre o folclore

As turmas do 1º ano A e B participaram de uma atividade especial sobre o folclore promovida pela biblioteca do colégio. Em um primeiro momento as crianças ouviram uma lenda sobre o surgimento do Boitatá, personagem do folclore brasileiro. A história foi contada por meio do teatro de sombras e as crianças ficaram encantadas com esse recurso.  Depois, participaram de uma divertida atividade na sala Gailhac, utilizando dessa vez a lousa digital. As turmas fizeram jogos, assistiram um vídeo e testaram seus conhecimentos sobre o folclore.

  • IMG_20160830_150525333
  • IMG_20160830_150548831_HDR
  • IMG_20160830_150849411_HDR
  • IMG_20160830_151620558
  • IMG_20160830_151940306_HDR
  • IMG_20160830_152024047_HDR
  • IMG_20160830_152111746
  • IMG_20160830_152256195

Momento com as famílias

Neste sábado, recebemos as crianças com suas famílias para uma manhã repleta de aprendizagens!
Trabalhamos alguns jogos matemáticos  cujas habilidades referem-se a A BASE DECIMAL, A INVARIÂNCIA NUMÉRICA E DE QUANTIDADES. As famílias também participaram de um momento na informática com a atividade do Letroca. Finalizamos    com todos brincando no parque.
Foi muito divertido!

Semana de atividade avaliativa no 1º ano

Vejam a atenção de cada criança!

Pesquisa sobre ambientes

Durante esta semana, as crianças do 1º ano apresentaram suas pesquisas sobre ambientes.  Este trabalho  contemplou a habilidade H1.01: Comparar ambientes como cidade, ambiente rural e florestas com base em representações figurativas identificando os elementos presentes e os ausente de cada ambiente. Foi um momento de interação e troca de saberes! Confiram as fotos

Pesquisa sobre o folclore

Durante o ano letivo, as crianças do 1º ano são desafiadas a pesquisar temas atuais para expor aos colegas durante as rodas.Além de ampliar o vocabulário as crianças utilizam habilidades importantes que as ajudarão na interpretação do texto, tais como falar sobre o assunto do texto lido.  Foi assim com o tema folclore. Lemos as informações trazidas de casa em duplas, trios e pequenos grupos para selecionar aquilo que seria pertinente para citar na roda para toda turma. Descobrimos mais sobre os personagens do nosso folclore, curiosidades sobre a origem da palavra e que as festas e músicas também fazem parte do folclore brasileiro.

Confira as fotos:

Jogo do amarradinho – 1º ano A

A sequência caixa de jogos permite que as crianças experimentem e construam os conceitos matemáticos de forma divertida e significativa. Esse é o caso do jogo amarradinho, onde as crianças encontram o desafio de pensar sobre a base 10 ao fazer a cada 10 palitos um amarradinho. O jogo é realizado durante todo o ano e no decorrer das etapas vamos pensando em novas intervenções para que as crianças sejam incentivadas a aumentar o campo numérico e calculem as quantidades utilizando as dezenas. No segundo semestre as crianças passaram a nomear o “amarradinho” como “dezena” e a realizar registros autônomos no caderno, coletivamente e em dupla. Confira as fotos:

  • amarradinho (1)
  • amarradinho (2)
  • amarradinho (3)
  • amarradinho (4)
  • amarradinho (5)
  • amarradinho (6)
  • amarradinho (7)
  • amarradinho (8)
  • amarradinho (9)
  • amarradinho (10)
  • amarradinho (11)
  • amarradinho (12)
  • amarradinho (13)

Excursão no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Os estudantes visitaram o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, uma atividade prática, integrante do projeto Seres Vivos. Durante a caminhada pela mata, as crianças puderam verificar, in loco, uma enorme diversidade de sementes, mudas e árvores, além de animais de hábitos noturnos e diurnos, especificamente os invertebrados, como aranhas, lagartas e cupins. Um local inusitado que conheceram, foi o Jardim Sensorial, onde foi possível ampliar o conhecimento sobre as funções e a utilização das plantas, como na produção de remédios, madeira, papel e alimentos, aguçando os sentidos – sentindo cheiros e tocando nas diferentes texturas.

As crianças ainda conheceram uma jovem árvore de Jequitibá, com “apenas” 50 anos! Muito jovem para os 1.000 anos de expectativa de vida que um Jequitibá possui! Reza a lenda que o Jequitibá é uma “árvore dos desejos”, já que de tão alta, pode chegar até o céu e levar consigo os sonhos de todos. Se é verdade ou não, as crianças não perderam tempo! Deram logo um jeito de dar um abraço coletivo no Jequitibá e fazer os seus pedidos.

Confira as fotos:

  • IMG-20160330-WA0042
  • IMG-20160330-WA0065
  • IMG-20160330-WA0050
  • IMG-20160330-WA0016
  • IMG-20160330-WA0015
  • IMG-20160330-WA0017
  • IMG-20160330-WA0019
  • IMG-20160330-WA0020
  • IMG-20160330-WA0044
  • IMG-20160330-WA0046
  • IMG-20160330-WA0047
  • IMG-20160330-WA0048
  • IMG-20160330-WA0051
  • IMG-20160330-WA0052
  • IMG-20160330-WA0056
  • IMG-20160330-WA0059
  • IMG-20160330-WA0060
  • IMG-20160330-WA0061
  • IMG-20160330-WA0057
  • IMG-20160330-WA0055
  • IMG-20160330-WA0054

Parquinho Novo

Cartaz Desperdício de Água

Montando um cardápio saudável com a nutricionista

Na atualidade, as crianças estão perdendo os hábitos alimentares saudáveis, devido a diversos fatores. Considerando que é na escola onde a criança passa grande parte do seu dia, o Colégio Sagrado Coração de Maria vem incentivando, cada dia mais, a prática de bons hábitos alimentares por parte de seus estudantes.

Pensando nisso, as crianças do 1º ano do EF1 receberam a visita da nutricionista Rayanne Afonso, que veio trazer dicas e informações sobre a importância da alimentação saudável desde a infância. Após dialogarem sobre alimentos que fazem bem ao corpo humano e também aqueles prejudiciais, a meninada construiu, com a ajuda da nutricionista, um cardápio diário de alimentos nutritivos para cada uma das refeições – café da manhã, almoço, lanche e jantar.

A atividade complementou os conteúdos do projeto Corpo Humano, trabalhado ao longo deste ano.

Confira as fotos:

  • nutrição (1)
  • nutrição (2)
  • nutrição (3)
  • nutrição (4)
  • nutrição (5)
  • nutrição (6)
  • nutrição (7)
  • nutrição (8)
  • nutrição (9)
  • nutrição (10)
  • nutrição (11)
  • nutrição (12)
  • nutrição (13)
  • nutrição (14)
  • nutrição (15)
  • nutrição (16)
  • nutrição (17)

 

Estudando e identificando as bactérias

A partir do estudo sobre o Corpo Humano, a meninada do 1º ano ficou em dúvida: “Por que precisamos lavar as mãos?” A responsável pelo laboratório de Ciências, Sophia Potter, realizou, então, uma experiência para verificar a proliferação de bactérias quando as mãos estão sujas. A experiência foi composta por três momentos:

1- As crianças passaram o dedo sem lavar na placa de Petri.
2- Lavaram as mãos e repetiram o procedimento.
3- Depois de uma semana, verificaram os resultados e conversaram sobre eles.

Veja abaixo como foi:

  • 101_5182 (Copy)
  • 101_5183 (Copy)
  • 101_5184 (Copy)
  • 101_5185 (Copy)
  • 101_5186 (Copy)
  • 101_5187 (Copy)
  • 101_5188 (Copy)
  • 101_5189 (Copy)
  • 101_5190 (Copy)
  • 101_5191 (Copy)
  • 101_5192 (Copy)
  • 101_5193 (Copy)
  • 101_5194 (Copy)

 

Conhecendo o corpo humano

Dentro do conteúdo de Ciências, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I estudaram o corpo humano, por meio da construção de um grande desenho com a representação de alguns órgãos e de algumas partes do corpo. Confira:

  • 101_5121
  • 101_5122
  • 101_5123
  • 101_5124
  • 101_5125
  • 101_5126
  • 101_5127
  • 101_5128
  • 101_5129
  • 101_5130
  • 101_5131
  • 101_5133

Construindo um terrário

A meninada construiu um terrário com a ajuda do Mário, professor de Biologia e coordenador da área de Ciências da Natureza. Em um recipiente de vidro, foram colocadas algumas pedrinhas e terra, onde foi plantada uma muda. Em seguida, as crianças acrescentaram água, tamparam o recipiente e passaram fita crepe para vedar o terrário. Ele ficará disponível na sala do 1º ano, para que as crianças observem o que irá acontecer com a planta, ao longo deste ano. Estamos curiosos!

  • 20150519_135443
  • 20150519_135454
  • 20150519_135457
  • 20150519_135510
  • 20150519_135804
  • 20150519_135821
  • 20150519_135826
  • 20150519_135912
  • 20150519_135941
  • 20150519_135954
  • 20150519_140051
  • 20150519_140054
  • 20150519_140056
  • 20150519_140213
  • 20150519_140215
  • 20150519_140222
  • 20150519_140224
  • 20150519_140346
  • 20150519_140357
  • 20150519_140533
  • 20150519_140842
  • 20150519_140916
  • 20150519_140928
  • 20150519_141104
  • 20150519_141116
  • 20150519_141120

 

Resolução de problemas com palitos de picolé

Para solucionar problemas matemáticos no campo aditivo, as crianças do 1º ano são incentivadas a utilizar os palitos de picolé. Assim, poderão discutir como pensaram, visualizando as quantidades, para, posteriormente, registrarem no caderno de atividades.

  • IMG-20150609-WA0000
  • IMG-20150609-WA0001
  • IMG-20150609-WA0002
  • IMG-20150609-WA0003
  • IMG-20150609-WA0004
  • IMG-20150609-WA0005
  • IMG-20150609-WA0006
  • IMG-20150609-WA0007
  • IMG-20150609-WA0008
  • IMG-20150609-WA0009
  • IMG-20150609-WA0010
  • IMG-20150609-WA0011
  • IMG-20150609-WA0012
  • IMG-20150609-WA0013
  • IMG-20150609-WA0014
  • IMG-20150609-WA0015
  • IMG-20150609-WA0016
  • IMG-20150609-WA0017
  • IMG-20150609-WA0018

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>