Educação Infantil

Publicado em 25/04/2017 2

Atividades 2º período

Vai embora Monstrinho Verde

O que é que tem um nariz azul esverdeado, dentes brancos afiados e grandes olhos amarelos? É O Grande Monstro Verde!

Mas, não fique assustado. Conheça a história desse monstro e o veja se transformar diante dos seus olhos. Aí, quando estiver pronto para mostrar quem é que manda de verdade, simplesmente dê um grito e faça-o sumir. Foi assim que as crianças fizeram o Grande Monstro Verde sumir de verdade.

Apreciem o vídeo da atividade de leitura preparada para as turmas do 2º período na biblioteca da escola, em parceria com a bibliotecária Lívia de Barros. Esta atividade favoreceu o interesse das crianças pela leitura, valorizando-a como fonte de lazer, informação e comunicação.

 

 

A transformação da laranja

Todos os dias e em todos os lugares podemos observar transformações. Nos meses de fevereiro e março, trabalhamos a habilidade:

H1p-19- identificar algumas transformações físicas ao fazer uma massa de pão, misturar tintas ou misturar ingredientes de um suco.

E a partir dessa habilidade, realizamos experimentações em que as crianças puderam manipular materiais e falar sobre eles; observar e levantar hipóteses sobre as transformações que aconteciam após a mistura. Uma das experimentações foi a transformação da laranja em suco.

Confira as fotos do 2º período A:

  • Laranja (1)
  • Laranja (2)
  • Laranja (3)
  • Laranja (4)
  • Laranja (5)
  • Laranja (6)
  • Laranja (7)
  • Laranja (8)
  • Laranja (9)
  • Laranja (10)
  • Laranja (11)
  • Laranja (12)
  • Laranja (13)
  • Laranja (14)
  • Laranja (15)
  • Laranja (16)
  • Laranja (17)
  • Laranja (18)
  • Laranja (19)
  • Laranja (20)
  • Laranja (21)

Confira as fotos do 2º período B:

  • RENOMEAR (12)
  • RENOMEAR (1)
  • RENOMEAR (2)
  • RENOMEAR (3)
  • RENOMEAR (4)
  • RENOMEAR (5)
  • RENOMEAR (6)
  • RENOMEAR (7)
  • RENOMEAR (8)
  • RENOMEAR (9)
  • RENOMEAR (10)
  • RENOMEAR (11)
  • RENOMEAR (12)
  • RENOMEAR (13)
  • RENOMEAR (14)
  • RENOMEAR (15)
  • RENOMEAR (16)
  • RENOMEAR (17)
  • RENOMEAR (18)
  • RENOMEAR (19)
  • RENOMEAR (20)
  • RENOMEAR (21)
  • RENOMEAR (22)
  • RENOMEAR (23)
  • RENOMEAR (24)
  • RENOMEAR (25)
  • RENOMEAR (26)
  • RENOMEAR (27)
  • RENOMEAR (28)
  • RENOMEAR (29)
  • RENOMEAR (30)
  • RENOMEAR (31)
  • RENOMEAR (32)
  • RENOMEAR (33)
  • RENOMEAR (34)
  • RENOMEAR (35)

 

Lousa Digital

As crianças do 2º período participaram de uma atividade muito divertida!

O Laboratório de Informática Educativa ajudou as professoras a organizarem uma aula usando a Lousa Digital.

A turma foi dividida para a execução de diferentes tarefas. Enquanto uma criança estava na lousa, as outras registravam, por meio de desenho, alguns personagens das histórias da coleção “Quem tem medo?”.

A proposta da atividade foi colocar os animais, selecionados na lousa, em seus respectivos lugares, considerando os diferentes tipos de revestimento do corpo.

O uso da ferramenta ajudou as crianças a perceberem as características físicas de alguns animais, além de comparações com o próprio corpo.

Confira as fotos do 2º período A:

  • Bernardo
  • Fernanda
  • Helena
  • João Pedro
  • Júlia
  • Laura
  • Lívia
  • Manuella
  • Maria Tereza
  • Mariana
  • Murilo
  • Pedro
  • Rafael
  • Samuel

Confira as fotos do 2º período B:

  • 20170323_141121
  • 20170323_141541
  • 20170323_141710
  • 20170323_142233
  • 20170323_142710
  • 20170323_142831
  • 20170323_143154
  • 20170323_143603
  • 20170323_144007
  • 20170323_144433
  • 20170323_144825
  • 20170323_145111
  • 20170323_145434
  • 20170323_145722
  • 20170323_150223

 

Vamos lanchar lá fora?

Prepare sua lancheira com o lanche mais gostoso, escolha uma toalha alegre, procure um espaço tranquilo, chame os amigos e pronto! Você tem um piquenique! Hummm…

Essa prática tão simples e tão comum no nosso dia a dia é recheada de significados.

Esse período de adaptação das crianças à nova sala, aos novos colegas e à nova professora, são momentos de interação e descontração importantíssimos.

Através do piquenique, trabalhamos a socialização, o aprendizado de regras sociais, a independência e o aprimoramento das relações interpessoais, aspectos muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Confira as fotos:

  • Lanche (1)
  • Lanche (2)
  • Lanche (3)
  • Lanche (4)
  • Lanche (5)
  • Lanche (6)
  • Lanche (7)
  • Lanche (8)
  • Lanche (9)
  • Lanche (10)
  • Lanche (11)
  • Lanche (12)
  • Lanche (13)
  • Lanche (14)
  • Lanche (15)
  • Lanche (16)
  • Lanche (17)
  • Lanche (18)
  • Lanche (19)
  • Lanche (20)
  • Lanche (21)
  • Lanche (22)
  • Lanche (23)
  • Lanche (24)
  • Lanche (25)

 

Mural do carnaval – “Cabelo, cabeleira, cabeludo, descabelado…”

As crianças do 2º período, em uma atividade pra lá de divertida, formaram pequenas coleções de objetos sobre os cabelos ou acessórios, com intuito de apresentar as características físicas dos estudantes (tamanhos, cores e formas).

O resultado foi maravilhoso! Observem quanta criatividade elas tiveram, deixando o nosso mural ainda mais alegre e colorido.

Essa atividade contemplou uma habilidade muito importante para a faixa etária: organizar coleções, usando como característica os elementos semelhantes.

Confira as fotos do 2º período A:

  • mural (1)
  • mural (2)
  • mural (3)
  • mural (4)
  • mural (5)
  • mural (6)
  • mural (7)
  • mural (8)
  • mural (9)
  • mural (10)
  • mural (11)
  • mural (12)
  • mural (13)
  • mural (14)
  • mural (15)

Confira as fotos do 2º período B:

  • ANA LARISSA
  • ANA LUÍSA
  • ANDRÉ
  • BERNARDO
  • CATARINA
  • FELIPE
  • ISABELA
  • JÚLIA
  • LAURA
  • LORENZO
  • LUCAS ARANTES
  • LUCAS DRUMOND
  • MARINA
  • RAFAEL
  • THÉO

 

Juntos na Escola 2º período A/B: Pré-Carnaval com o bloco TaKOMBInado!

Nosso Sábado (18/02) foi bem animado!!!

O Projeto” Juntos na escola” de 2017 começou com as famílias em uma deliciosa manhã de pré-carnaval com o bloco TaKOMBInado. As crianças e suas famílias confeccionaram máscaras de carnaval para decorar a escola.  Em seguida, foram para um delicioso piquenique ao ar livre com direito a marchinhas de carnaval e fotos pra lá de divertidas.

Depois de tanta coisa boa chegou a hora de cair na folia e sair no bloquinho dançando, cantando e divertindo-se com na Kombi conduzida pelo professor Lecy.

Até a próxima manhã, Juntos na escola!!!!

Confira as fotos da atividade:

 2º período compra picolé, e aprende adição, subtração e troco

As crianças do 2º período estão tendo a chance de vivenciar diversas experiências sobre o uso do dinheiro e contam com a ajuda de um supermercado montado em sala de aula.

No início do projeto, elas brincaram de comprar muitos produtos com dinheiro de faz de conta, observando preços, comparando qual produto estava caro ou barato, se o valor que tinham era suficiente para realizar a compra e aprenderam noções de adição, subtração e troco.

Agora foi a vez de usar o dinheiro de verdade para comprar um picolé na cantina da escola. Pesquisamos os preços e solicitamos o dinheiro às famílias. No dia da compra do picolé tivemos a oportunidade de:

– Verificar, através da quantia trazida pelas crianças, quais as possibilidades de R$6,00 utilizando diferentes notas e moedas;

– Analisar os preços dos picolés;

– Apurar quais poderíamos comprar.

Depois de tanto aprendizado, foi hora de saborear o picolé com os colegas.

Hummm… que delícia neste calor!

Confira as fotos da atividade:

 

Aprendendo indo ao supermercado

As turmas do segundo período estão se divertindo e aprendendo muito, através da sequência didática sobre supermercado. Essa sequência busca envolvê-las em situações que possibilitem vivências como planejar, comprar e vender, além de uma ótima oportunidade para pensar sobre os números.

Ao longo da etapa, as crianças montaram um supermercado em sala de aula,  onde estão brincando de comprar e vender. Essas ações pressupõem alguns conhecimentos que já estão sendo trabalhados em outras sequências de atividades ou atividades permanentes – como a contagem, a função social do número, ideias de adição e subtração e, através dessa sequência, agora também estão entrando em contato com o  nosso Sistema Monetário.

As crianças estão aprendendo e refletindo, também, sobre a utilização do dinheiro em nosso cotidiano, utilizando cédulas e moedas para compreender sua função social e a importância de ter estratégias que auxiliem no planejamento no momento das compras. Essa é mais uma oportunidade de potencializar as ações que as crianças já vivenciam ao ir às compras com os pais e comprar lanche na cantina ou no clube, permitindo que, ao brincarem com os colegas, apliquem os conhecimentos relativos ao número e ao Sistema Monetário Brasileiro.

Veja as fotos e Conheça o Supermercado das Crianças da turma A e o Super Sagrado da Turma B:

Da Semente ao pé!

Na 3ª etapa, o 2º período iniciou o Projeto: “Da Semente ao pé…”.

Nesse projeto, as crianças irão acompanhar, relatar e registrar o desenvolvimento das plantas.

A fim de responder algumas indagações apresentadas pelas crianças, visitamos o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG. No local, realizamos uma caminhada pela mata, observando diferentes tipos de plantas, folhas, cores, sementes e animais.

Conhecemos, também, as exposições de mudas, plantas medicinais e o jardim sensorial, onde tivemos a oportunidade de experimentar, sentir cheiros e tocar em diferentes texturas de plantas.

Apreciem as fotos desta vivência maravilhosa:

Semana da criança no 2º período

A Semana da Criança foi marcada por momentos de muita alegria e diversão. Todas as atividades foram pensadas para que as crianças se  sentissem ainda mais felizes.

Na cabine de fotos, vestidas com roupas bem maluquinhas, as crianças  fizeram poses muito engraçadas. Teve o dia da pipoca e do algodão doce, brinquedos infláveis, desfile do maluco, teatro das professoras, fotos divertidas nos painéis dos contos clássicos e um delicioso lanche coletivo oferecido pelas famílias. Foi uma semana inesquecível, as crianças ficaram muito alegres, distribuindo sorrisos e gargalhadas, tornando nossa escola ainda mais especial.

Confira as fotos da meninada:

Coleções

Adesivos, figurinhas, bola de gude, botões, papel de carta… e  tantas outras miudezas são objetos que podemos colecionar. Colecionar faz parte do universo criativo de muitas pessoas e é muito comum entre as crianças. Existem até coleções que são passadas de pais para filhos. Para algumas pessoas, colecionar é uma arte que gera prazer, cuidado e troca, significa se reconhecer pertencente a um grupo, criando vínculo com outros pares.

Durante as brincadeiras de coleções, as ações, muitas vezes intuitivas das crianças, nos revelam estratégias utilizadas por elas que são importantes na construção do conceito de número, como por exemplo: quantificar objetos, separar por critérios e estabelecer relações comparativas (“eu tenho mais, você tem menos”).

Durante a 2ª etapa e início da 3ª, as crianças do 2º período  tiveram a oportunidade de brincar com as coleções  existentes em sala, apresentar as coleções das famílias e agora estão colecionando objetos escolhidos por elas através de votação (tampas, chaveiros, pregadores e escovas de dente). A cada semana chegam novos objetos e realizamos novas contagens e novas formas de classificação.

Confira as fotos:

  • dsc08850
  • dsc08853
  • dsc08854
  • dsc09117
  • dsc09119
  • dsc09120
  • dsc09125
  • dsc09128
  • dsc09129
  • dsc09131
  • dsc09132
  • dsc09136
  • dsc09137
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18

Finalização dos projetos “Criança de 5” e “ Parlendas para brincar”

Nosso sábado letivo 27/08 foi marcado por momentos especiais.  As famílias puderam interagir com o projeto “Criança de 5” viram a apresentação de uma poesia feita com a participação das crianças, assistiram ao clip de momentos marcantes do projeto e, apreciaram o livro Criança de 5 construído por elas. Mais gostoso ainda foi brincar com as famílias de parlendas. Pular corda então foi uma delícia! Ver os pais brincando foi um momento ímpar para muitas delas e, para nós professoras, que acreditamos muito na parceria escola/família.

Agradecemos aos pais a presença e a boa energia que trouxeram para a escola. Esperamos contar sempre com vocês.

  • Anna Luiza
  • Arthur
  • Bruno
  • Caetano
  • Davi Gomes
  • Davi Leão.
  • Laura Campos
  • Laura Drummond
  • Luca Lima
  • Luca Peragallo
  • Manuela
  • Mariah
  • Mariah2
  • Marina
  • Matheus
  • Pietro
  • Ricardo
  • Tales
  • Valentina
  • Vítor
  • vu (1)
  • vu (2)
  • vu (3)
  • vu (4)
  • vu (5)
  • vu (6)
  • vu (7)
  • vu (8)
  • vu (9)
  • vu (10)
  • vu (11)
  • vu (12)
  • vu (13)
  • vu (14)

Excursão ao zoológico

Durante os meses de fevereiro e março, avaliamos as crianças na seguinte habilidade: H1P – 03 Comparar animais entre si e suas características mais evidentes, revestimento do corpo, tamanho, ambiente em que vivem. Todas as crianças apresentaram um bom desempenho nesta habilidade, descreveram com riqueza de detalhes as características dos animais e fizeram comparações entre algumas espécies. Algumas crianças extrapolaram na habilidade relatando sobre os animais: o seu hábitat, sua alimentação, como os filhotes nascem, sua periculosidade e seus benefícios para o meio ambiente, porém, a maioria da turma teve dificuldades para identificar o revestimento do corpo de alguns animais e não sabiam  se o animal possuía patas ou pernas e a diferença entre boca e bico.

Diante da dificuldade das crianças, foi necessário a realização de algumas intervenções planejadas para que elas pudessem vencer a habilidade. Para tornar observável o revestimento do corpo dos animais e suas características mais evidentes, as crianças foram ao zoológico de Belo Horizonte, acompanhadas das professoras Fernanda e Danielle e do professor Mário, coordenador da área de Ciências da escola. No zoológico, as crianças observaram diversos animais e através das explicações do professor Mário, foram identificando qual era o revestimento do corpo dos animais  e descobriram muitas curiosidades sobre eles. A excursão, além de ampliar o conhecimento das crianças sobre os animais, foi importante para a socialização e motivação de todas elas sobre a habilidade trabalhada.

  • DSC_0016 (800x450)
  • DSC_0020 (450x800)
  • DSC_0021 (800x450)
  • DSC_0022 (800x450)
  • DSC_0023 (800x450)
  • DSC_0024 (450x800)
  • DSC_0027 (800x450)
  • DSC_0028 (800x450)
  • DSC_0031 (450x800)
  • DSC_0032 (800x450)
  • DSC_0033 (800x450)
  • DSC_0035 (800x450)
  • DSC_0037 (800x450)
  • DSC_0038 (800x450)
  • DSC_0039 (800x450)
  • DSC_0043 (800x450)
  • DSC_0046 (800x450)
  • DSC_0047 (800x450)
  • DSC08894 (800x600)
  • DSC08895 (800x600)
  • DSC08896 (800x600)
  • DSC08898 (800x600)
  • DSC08899 (800x600)
  • DSC08900 (800x600)
  • DSC08901 (800x600)
  • DSC08902 (800x600)
  • DSC08903 (800x600)
  • DSC08905 (800x600)
  • DSC08906 (800x600)
  • DSC08907 (800x600)
  • DSC08908 (800x600)
  • DSC08909 (800x600)
  • DSC08910 (800x600)
  • DSC08911 (800x600)
  • DSC08912 (800x600)
  • DSC08913 (800x600)
  • DSC08914 (800x600)
  • DSC08915 (800x600)
  • DSC08916 (800x600)
  • DSC08918 (800x600)
  • DSC08919 (800x600)
  • DSC08920 (800x600)
  • DSC08921 (800x600)
  • DSC08922 (800x600)
  • DSC08923 (800x600)
  • DSC08924 (800x600)
  • DSC08925 (800x600)
  • DSC08926 (800x600)
  • DSC08927 (800x600)
  • DSC08928 (800x600)
  • DSC08929 (800x600)
  • DSC08931 (800x600)
  • DSC08932 (800x600)
  • DSC08933 (800x600)
  • DSC08934 (800x600)
  • DSC08935 (800x600)
  • DSC08936 (800x600)
  • DSC08937 (800x600)
  • DSC08939 (800x600)
  • DSC08942 (800x600)

Faz de contas de dormir

Para contemplar as habilidades:  H2P.20 – Relacionar alimentação e higiene saudável, como na seleção de alimentos, higiene de alimentos, etc e H2P.16: Relacionar higiene o corpo com saúde, como escovar os dentes e tomar banho, tomar água, etc; no primeiro semestre, as crianças vivenciaram momentos prazerosos e de muito aprendizado durante atividade do faz de conta de dormir. A turma teve uma grande surpresa ao chegar à sala e ver uma ambientação que remetia a um quarto e exploraram o ambiente com empolgação. Numa roda de conversa dirigida pela professora, as crianças relataram suas vivências sobre o que fazem antes de dormir e ao acordar. Através de reflexões feitas com ajuda da professora, chegaram à conclusão de que existem alguns cuidados que precisam ser feitos antes e depois de dormir. Foi um desafio para a turma organizar suas camas, pois tiveram que pensar estratégias de organização dos objetos e do espaço. Ficaram orgulhosos de terem conseguido realizar essa tarefa. Através da brincadeira “Macaco disse”, imitaram os movimentos que devem ser feitos durante o banho. Foi muito engraçado! Em seguida, escovaram os dentes, brincaram de guerra de travesseiro, ouviram uma história contada pela professora,  relaxaram com música clássica,  rezaram e foram dormir. Ao acordar, todos organizaram suas camas e tomaram o café da manhã, observando a importância de uma alimentação saudável. No faz de conta de dormir, brincar foi uma verdade, uma atitude frente à realidade, uma ação em que as crianças tomaram conta, se envolveram no tempo e no espaço, transformando cada vivência  em um recurso de aprendizagem. Neste momento, legitimamos com as crianças as ações relativas a elas e as ações relativas aos pais. Foi gratificante ver o reconhecimento do crescimento nas ações  de cada uma delas. Esse é um dos nossos objetivos com o  Projeto “Criança de 5”, que este ano tem como  sub-tema : “Crescendo Juntos, aprendemos  nas relações com o outro”. Junto ao projeto vocês receberão o restante das fotos desse e de outros momentos vivenciados pelas crianças durante a execução do projeto. Confira as fotos:

  • DSC_0062 (450x800)
  • DSC_0064 (450x800)
  • DSC_0066 (450x800)
  • DSC_0070 (450x800)
  • DSC_0072 (450x800)
  • DSC_0074 (450x800)
  • DSC_0078 (450x800)
  • DSC_0081 (450x800)
  • DSC_0082 (450x800)
  • DSC_0083 (450x800)
  • DSC_0085 (450x800)
  • DSC_0101 (800x450)
  • DSC08968 (800x600)
  • DSC08974 (600x800)
  • DSC08976 (600x800)
  • DSC08977 (600x800)
  • DSC08978 (600x800)
  • DSC08980 (600x800)
  • DSC08981 (600x800)
  • DSC08982 (600x800)
  • DSC08983 (600x800)
  • DSC08984 (600x800)
  • DSC08986 (600x800)
  • DSC08987 (600x800)
  • DSC08988 (600x800)

Brincadeiras

Através das BRINCADEIRAS temos a possibilidade de trazer de volta para a escola e para as crianças atividades que fazem parte do patrimônio histórico-social de nossa sociedade. Brincadeiras que se constituem em fontes de alegria, prazer e que nos possibilitam trabalhar diferentes conceitos matemáticos de forma lúdica. Enquanto brinca a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparar quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber sequencias e intervalos numéricos, perceber distâncias, noções de velocidade, tempo, força, desenvolver estratégias para melhorar seu desempenho, desenvolver noções de espaço, recitar parlendas, dentre muitos outros conceitos.

Maria viola com quem está a bola?
Corre cutia de noite e de dia…
Venham cá, meus Pintinhos! Não, não, não olha o gavião!
Coelhinho sai da toca!!!

Confira algumas fotos:

  • 20160511_143411 (800x450)
  • 20160511_143415 (800x450)
  • 20160511_144208 (800x450)
  • DSC_0001 (800x450)
  • DSC_0005 (800x450)
  • DSC_0009 (800x450)
  • DSC02950 (800x600)
  • DSC02951 (800x600)
  • DSC03143 (800x600)
  • DSC03152 (800x600)
  • DSC03159 (800x600)
  • DSC03322 (800x600)
  • DSC03503 (800x600)
  • DSC03815 (800x600)
  • DSC03829 (800x600)
  • DSC08237 (800x600)
  • DSC08248 (800x600)
  • DSC08249 (800x600)
  • DSC08550 (800x600)
  • DSC08556 (800x600)
  • DSC08564 (800x600)
  • DSC08575 (800x600)
  • DSC08580 (800x600)
  • DSC08584 (800x600)

Comentários (2)

  1. Alexandre Lima disse:

    Sensacional! Parabéns pelo maravilhoso trabalho de educar com alegria!

  2. Joana Batista disse:

    Gostei desse trabalho. Amei ver o nosso menino evoluindo.
    A equipe está de parabéns!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>