Educação Infantil

Publicado em 12/06/2017

Atividades Maternal I

Pão Meu

Para trabalhar a cantiga “Quem cochicha o rabo espicha, come pão com lagartixa”, do projeto “Entre poemas e cantos”, de maneira lúdica e contemplando a habilidade: H01.21 Observar e manipular materiais ligados a arte e a culinária que podem sofrer transformações como: farinha de trigo, açúcar, água, papel, argila e tinta, as crianças do Maternal I produziram um pão.

A meninada pôde sentir a textura da farinha, ajudar a misturar os ingredientes e observar o pão antes e depois de assado.

A melhor parte foi experimentar o gostinho do pão e depois dividir com as famílias. As crianças adoraram colocar a mão na massa e curtiram o momento!

Confira as fotos:

 

O circuito do aprendizado

As crianças do Maternal I estão trabalhando a habilidade: “H01.12. Explicitar e/ou representar a posição de pessoas e objetos em situações de jogos e brincadeiras: dentro/ fora; na frente/atrás; em cima/embaixo”, e, a partir dela, estão conhecendo melhor as posições e aprendendo a utilizá-las em situações cotidianas.

A meninada passou por debaixo das cadeiras, entrou dentro do túnel, andou em cima das mesas e se divertiu muito. Participar deste circuito, de forma lúdica, possibilitou às crianças vivenciarem diferentes posições.

Confira as fotos:

Vamos tomar Café?!

“A casinha da vovó

Cercadinha de cipó

O café está demorando

Com certeza não tem pó. ”

Foi por meio dessa cantiga, parte do projeto “Entre Poemas e Cantos, e da habilidade H01.17 – Relacionar a função dos sentidos com os respectivos órgãos, como: ver com os olhos, cheirar com o nariz, sentir a textura com a pele, sentir os sabores com a língua, ouvir os sons com a orelha – que as crianças do Maternal I puderam conhecer o café. Elas sentiram seu cheiro, descobriram sua textura, viram sua transformação do pó para o líquido e experimentaram seu sabor.

Foram momentos divertidos e de muita aprendizagem!

Confira as fotos:

A Páscoa no Maternal I                                 

A Páscoa no Maternal I contemplou ações de trabalho em equipe e cuidado, uma abordagem que está sendo usada de forma Lúdica com as crianças ao longo dessa 1ª etapa letiva.

As crianças tiveram a oportunidade de produzir e compartilhar com os colegas e com as famílias um bolo. E para produzi-lo cada criança contribuiu com um ingrediente e ajudou a fazer a receita.

A atividade ajudou as crianças a entenderem que a ajuda do coleguinha é necessária e como compartilhar é importante. A meninada se divertiu ao fazer o bolo e ao vivenciar diferentes significados para a Páscoa.

Confira as fotos:

  • Páscoa (1)
  • Páscoa (2)
  • Páscoa (3)
  • Páscoa (4)
  • Páscoa (5)
  • Páscoa (6)
  • Páscoa (7)
  • Páscoa (8)
  • Páscoa (10)
  • Páscoa (11)
  • Páscoa (12)
  • Páscoa (13)
  • Páscoa (14)
  • Páscoa (15)

                               O que acontece com a água se a colocamos no congelador?                                  Como é a sensação de tocar na água? E no gelo?

Essa semana, a turma do Maternal I teve a oportunidade de responder a essas perguntas. Para isso, as crianças brincaram com a água e puderam perceber suas características.

Num segundo momento, colocaram a água no congelador e perceberam a mudança de estado.

Alguns objetos foram colocados nessa água que se transformou em gelo. E para completar a brincadeira, as crianças tiveram que criar estratégias para soltá-los.

A partir dessas experiências, a meninada aprendeu sobre os materiais que podem sofrer transformações e puderam sentir, por meio do tato, diferentes texturas e temperaturas.

Confira as fotos:

  • Gelo (1)
  • Gelo (2)
  • Gelo (3)
  • Gelo (4)
  • Gelo (5)
  • Gelo (6)
  • Gelo (7)
  • Gelo (8)
  • Gelo (9)
  • Gelo (10)
  • Gelo (11)
  • Gelo (12)
  • Gelo (13)
  • Gelo (14)
  • Gelo (15)
  • Gelo (16)
  • Gelo (17)
  • Gelo (18)

 

Construindo o conhecimento

As crianças de um ano estão o tempo todo explorando o ambiente a sua volta. O papel da escola é possibilitar essa exploração e fazer desse momento uma oportunidade de construção do conhecimento.

Por esse motivo, nesta semana, o Maternal I teve a chance de conhecer e usar um papel maior do que o convencional A4.

E a meninada desenhou, usando o giz de cera Jumbo, e pintou usando os pés e as mãos!

Confiram as fotos:

  • IMG_9259
  • IMG_9261
  • IMG_9264
  • IMG_9273
  • IMG_9274
  • IMG_9275
  • IMG_9276
  • IMG_9278

 

O ovo Amarelinho

“A galinha do vizinho bota ovo amarelinho!”

Durante a última semana, essa foi a música que a meninada do Maternal I mais cantou!

Além de cantar a música, as crianças viram imagens da galinha, ouviram seu som, imitaram seus movimentos e ainda conheceram e degustaram o ovo.

Foram momentos gostosos e de muita aprendizagem.

Confira as fotos:

  • IMG_8953
  • IMG_8954
  • IMG_8956
  • IMG_8960
  • IMG_8964
  • IMG_8966
  • IMG_9052
  • IMG_9053
  • IMG_9056
  • IMG_9058
  • IMG_9060
  • IMG_8968
  • IMG_8965

 

Um Lanche para o aprendizado

O lanche é um momento de extrema importância para as crianças, além de ser muito prazeroso!

Durante o lanche, as crianças desenvolvem noções de higiene, de hábitos alimentares e têm a oportunidade de aprender a compartilhar com os colegas!

Confira as fotos, dessa saudável atividade do Maternal I:

  • lanche (1)
  • lanche (2)
  • lanche (3)
  • lanche (4)
  • lanche (5)
  • lanche (6)
  • lanche (7)
  • lanche (8)
  • lanche (9)

 

Maternais I e II, realizam visita ao Instituto da Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM)

No dia 24 de fevereiro, data comemorativa ao aniversário do Instituto da Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM), as crianças dos Maternais I e II fizeram uma visita às irmãs e as presentearam com uma foto das turmas, tirada em frente à casa onde elas moram.

O encontro foi recheado de carinho e alegria!

Confira as fotos:

  • Religiosas (1)
  • Religiosas (3)
  • Religiosas (4)
  • Religiosas (5)
  • Religiosas (7)
  • Religiosas (8)

 

Explorando o aprendizado

É através da brincadeira livre e dirigida e da exploração que as crianças aprendem.

Dessa forma, as atividades sensoriais são importantes para que elas possam descobrir diferentes texturas, formas, materiais, cores, sons e experimentar novas sensações de forma lúdica.

Por isso, o maternal I realizou, durante essa semana, atividades sensoriais e experimentou materiais como: água, tinta, areia, lã e outros.

Aproveitem as fotos desses momentos:

  • AtividadesDiferenciadas (1)
  • AtividadesDiferenciadas (2)
  • AtividadesDiferenciadas (3)
  • AtividadesDiferenciadas (4)
  • AtividadesDiferenciadas (5)
  • AtividadesDiferenciadas (6)
  • AtividadesDiferenciadas (7)
  • AtividadesDiferenciadas (8)
  • AtividadesDiferenciadas (9)
  • AtividadesDiferenciadas (10)
  • AtividadesDiferenciadas (11)
  • AtividadesDiferenciadas (12)
  • AtividadesDiferenciadas (13)

Investigando a horta da escola

Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados com às questões ambientais é uma experiência muito válida para as crianças. Ao entrar em contato com uma horta na escola, as crianças têm acesso a um laboratório vivo. Nesse sentido, visitamos a horta da escola para que as crianças conhecessem esse ambiente onde iremos trabalhar as seguintes habilidades:

“Relatar os cuidados com as plantas, como regar e expor à luz” e “Falar sobre os cuidados na criação de pequenos animais como formigas, tatu-bola, minhocas,  peixes, tartarugas, passarinhos, patos, galinhas”, foram algumas discussões realizadas com as crianças.

Durante a visita, várias questões foram levantadas:

“Como podemos plantar? Com a semente ou com o fruto?” 

“Será que na horta tem minhoca?”

“Será que tem tatu-bola?”

“Vocês conhecem esses bichinhos?” 

Essas questões serão respondidas no decorrer do projeto. Acompanhem!

Confiram as fotos:

 

 

Projeto “Cachinhos de Dourados”

No projeto “Cachinhos de Dourados”, as crianças do Maternal 1 através da habilidade H01.17: Relacionar a função dos órgãos dos sentidos com os respectivos órgãos como: ver com os olhos, cheirar com o nariz, sentir a textura com a pele, sentir os sabores com a língua, ouvir sons com a orelha estão descobrindo sobre os órgãos do sentidos. Dessa vez, a atividade foi sobre a audição.

“Um aparelho que transforma som em impulsos elétricos, torna possível a fala e, de quebra, dá equilíbrio ao corpo. Ficção científica? Não. É o ouvido.

Em francês, o verbo da audição é entendre, a mesma raiz de “entender” em português. Os italianos vão ainda mais longe. Eles usam a mesma palavra, sentire, para ouvir e sentir. A criança aprende a falar de tanto ouvir os adultos ao seu redor. E só conseguiu imitar as palavras deles ouvindo a sua própria voz. Para isso, contou com o melhor de todos os aparelhos de som: o ouvido. Um equipamento do tipo três-em-um: além de coordenar a fala e a audição, ele dá o equilíbrio ao seu corpo, evitando que você desabe no chão a cada passo”. Fonte: Revista Superinteressante

Confiram as fotos:

Paladar: O mais fino dos sentidos 

“Dentro da boca, os alimentos são apenas doces, salgados, azedos ou amargos, de acordo com a análise da língua. Mas o cérebro reúne essas informações gustativas com as impressões do nariz e cria uma imensa gama de sabores. Eis o paladar! Na ponta desse órgão, por sua vez, ficam as papilas fungiformes, que se assemelham a cogumelos e têm facilidade para sentir os sabores doces e salgados. Finalmente, no último terço e nas bordas laterais, a língua é coberta pelas papilas foliáceas, parecidas com folhas, que captam a sensação de acidez de uma limonada, por exemplo”. Fonte: Revista Super Interessante

Utilizando os alimentos enviados pelas famílias, as crianças do Maternal 1 experimentaram os sabores doce, salgado e azedo. Alguns alimentos foram deliciosamente saboreados, outros foram acompanhados por caretas, devido ao sabor azedo que possuem. Foi uma experiência muito divertida e pra lá de gostosa!

Confira as fotos:

  • wp_20160914_001
  • wp_20160914_003
  • wp_20160914_004
  • wp_20160914_008
  • wp_20160914_012
  • wp_20160914_021
  • wp_20160914_023
  • wp_20160914_024
  • wp_20160914_030

Contação de histórias

Sabemos que a contação de histórias traz muitos benefícios para a educação dos pequenos.  A história é um excelente recurso para fazermos  intervenções que ajudarão as crianças a avançarem na oralidade, na construção de diálogos através da interlocução das falas e na elaboração de frases com maior coesão.  Na atividade “Hora da história” que faz parte da rotina diária dos pequenos do Maternal 1, trabalhamos com a habilidade da planilha curricular de língua portuguesa mostrar atenção e compreensão de narrações, contos e outras mensagens lidas por um adulto. Na leitura da história o “Patinho Feio”, realizada pela professora, as crianças prestaram atenção no texto e nas imagens do livro. Depois da leitura responderam a perguntas que garantiram a compreensão de alguns aspectos importantes da narração, como por exemplo,nessa história tem patinho ou vaquinha? Aonde acontece a história, na casa do Patinho ou na Floresta?  E recriaram através da colagem uma imagem do livro.

  • img-20160901-wa0009
  • img-20160901-wa0010
  • img-20160901-wa0014
  • img-20160901-wa0016
  • wp_20160901_003
  • wp_20160901_005
  • wp_20160901_011
  • wp_20160901_016
  • wp_20160901_017
  • wp_20160901_021
  • wp_20160901_026
  • wp_20160901_031
  • wp_20160901_034

 

Minhocário

 

Querida família,

As crianças do Maternal 1 conheceram através do professor de biologia e coordenador de área Mário Henrique o minhocário da escola.  O Minhocário é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos onde minhocas e micro-organismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade.

Ficaram curiosas em descobrir como as minhocas ficam na terra, como se alimentam e como podemos cuidar delas. Nesse sentido, decidimos construir na sala um pequeno minhocário para as crianças observarem o comportamento e alimentação das minhocas.

Abraços,

Lidi e Carol

Horta

“Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças é uma experiência muito válida para as crianças. Na horta da escola as crianças tem acesso a um laboratório vivo. Ao visita-la trabalhamos com as seguintes habilidades  “relatar os cuidados com as plantas, como regar e expor à luz” e “falar sobre os cuidados na criação de pequenos animais como formigas, tatu bola, minhocas,  peixes, tartarugas, passarinhos, patos, galinhas”. Durante  nossa visita conversamos com as crianças: será que na horta tem minhoca?  Será que tem tatu bola? Vocês conhecem esses bichinhos? Será que nessa horta tem verdinho que comemos na comida? Quem come verdinho? Vocês sabem o nome desses verdinhos? Essas questões serão respondidas no decorrer do projeto”.

Comentários desativados em Atividades Maternal I

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO