Projetos Inovadores




Projetos pedagógicos inovadores como autorregulação

A autorregulação da aprendizagem é a capacidade do estudante planejar e gerenciar os próprios estudos. Assim, ele consegue obter melhores resultados e ter mais motivação para continuar aprendendo. Entre as diversas teorias que explicam o assunto, todas apresentam algumas características em comum. Para elas, o aluno é o agente ativo e construtivo do prórpio processo de aprendizagem, sendo capaz de controlar, monitorar e regular certos aspectos de cognição, motivação, comportamento e ambiente, sempre utilizando objetivos que possibilitam avaliar a própria evolução.

Projetos pedagógicos inovadores como autorregulação
Intercâmbios Internacionais

Intercâmbios Internacionais

A Rede Sagrado oferece aos estudantes a possibilidade de realizar intercâmbios internacionais com os colégios Marymount School de Nova Iorque, Londres, Bogotá e Medellín, todos pertencentes à Rede Global de escolas do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. As seleções são compostas por etapas que envolvem avaliações acadêmicas e atitudinais. O projeto conta, ainda, com o blog Diário de Intercâmbio (http://www.intercambiorscm.blogspot.com.br), no qual cada participante registra diariamente a experiência de estudar em outro país. Desse modo, os intercambistas dão sequência à página que valida a importância de tão significativa vivência pedagógica e cultural.

Equipes de Alta Performance

Com foco na 3ª série do Ensino Médio, as Equipes de Alta Performance – EAP- são formadas por estudantes dispostos a se aprofundar ainda mais nos estudos. Ao longo do ano letivo, os colégios da Rede Sagrado oferecem atividades diferenciadas em algumas disciplinas da grade curricular, indicadas de acordo com a conveniência escolar e pedagógica. As aulas são realizadas em horário extraturno. Para participar, o estudante precisa ter média de desempenho acima de 70% nas disciplinas ofertadas.

Equipes de Alta Performance
Viagens Pedagógicas

Viagens Pedagógicas

A Rede Sagrado desenvolve, em cada unidade, uma série de projetos interdisciplinares e pesquisas de campo durante todo o ano letivo. O objetivo é ampliar a abordagem dos conteúdos curriculares, possibilitar novas descobertas nas diversas áreas do conhecimento e propiciar a aprendizagem da vivência comunitária dos estudantes. As viagens são planejadas e acompanhadas pelos professores da série/ano, coordenador ou assistente pedagógico do segmento. Durante o planejamento, a família é comunicada por meio de circulares detalhadas e/ou convocada para participar de reuniões de encaminhamentos e esclarecimentos. Os estudantes só viajam sob a autorização, por escrito, dos pais e/ou responsáveis.

Orientação Profissional

Para a Rede Sagrado, preparar o estudante para o mundo profissional é mais que um objetivo, é uma responsabilidade. Por isso, a partir do 9º Ano do Ensino Fundamental, a escola dá início a uma série de dinâmicas de autoconhecimento, aulões interdisciplinares, palestras, simulados, debates e visitas a universidades. Anualmente, também é realizada uma mostra de profissões, em que profissionais renomados do mercado de trabalho são convidados para falar sobre as próprias áreas de atuação. É importante que o estudante do Ensino Médio tenha contato com esse tipo de evento, uma vez que a ausência de informações pode gerar inúmeros conflitos na escolha da carreira.

Orientação Profissional
Participação em Olimpíadas

Participação em Olimpíadas

Dentre tantas estratégias adotadas pela Rede Sagrado para o bom desempenho acadêmico, a inscrição e participação dos estudantes em competições de cunho acadêmico/pedagógico, tais como as olimpíadas de diversas áreas de conhecimento, concursos e gincanas vêm alcançando resultados surpreendentes. A participação dos estudantes nessas competições acontece de maneira convidativa, como uma forma de se trabalhar habilidades e competências essenciais para a formação de sujeitos autônomos, ativos frente ao conhecimento e que veem significado naquilo que estão aprendendo.

Projetos Liderança e Empreendedorismo

O Projeto de Formação de Liderança é desenvolvido com o objetivo de preparar líderes de turma para atuar no novo contexto social do século XXI e para que eles possam auxiliar os colegas e as turmas com atitudes que agreguem valores no comportamento deles. Os líderes são eleitos pelos pares por meio de um processo de eleição sob a responsabilidade das Coordenadoras Educacionais.

Projetos Liderança e Empreendedorismo

Entre em Contato