Missão Jovem

“Começar não é tudo. É preciso fazer avançar a obra de Deus.” (Padre Gailhac)

A Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário é um projeto interdisciplinar que leva estudantes e educadores da Rede Sagrado – CSCM para vivenciar outras realidades, costumes e maneiras, motivando o desenvolvimento de iniciativas proativas frente a problemas políticos e sociais contemporâneos. Durante 11 anos, comunidades e municípios do Norte de Minas acolheram os intercambistas missionários com gratuidade e solidariedade, dispostos a cultivar a semente da solidariedade, da justiça e da paz.

Desde 2002, a Rede Sagrado realiza anualmente a Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário, considerada uma das mais importantes estratégias de aprimoramento do protagonismo juvenil, do autoconhecimento, da elaboração do Projeto de Vida, da vivência da fé e da alteridade entre nossos adolescentes e jovens. A oportunidade de, durante alguns dias, inserir-se como voluntário em uma realidade social diversa da sua, tem educado muitos alunos para a solidariedade, revelando-se uma daquelas experiências de vida que se carrega no coração eternamente.

Em 2013 a experiência assumiu um caráter de pré-jornada, organizada como um evento capaz de preparar os alunos para a Jornada Mundial da Juventude, realizada no no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, e da qual a Rede Sagrado participou ativamente. Assim, em vez de se deslocarem até o Norte de Minas, como nos últimos anos, os jovens vivenciaram a Missão nas regiões do entorno onde os colégios estão inseridos.

Em 2016, a Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário de Belo Horizonte retorna para o Norte de Minas, na cidade de Janaúba. Estudantes a partir do 8º ano são convidados a participar – mediante um processo prévio de formação e seleção – deste “Sim” ao chamado de Deus para trabalhar pela construção de relações mais justas e fraternas.

Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário na Unidade  Belo Horizonte

A  vivência  da  Missão Jovem SCM – Intercâmbio solidário, em 2013, ano da Jornada Mundial da Juventude, fortaleceu ainda mais o legado  da experiência  missionária dos anos anteriores.

O Colégio Sagrado Coração de Maria de  Belo Horizonte desenvolveu a sua Pré-Jornada, na cidade de Curvelo, no Centro Educacional Comunitário Bom Pastor e Obra Social Achilles Diniz Couto. Na vivência da Missão Jovem 2013, foram envolvidos os jovens dos projetos de Curvelo e do Projeto Vida Pe. Gailhac, família ampliada, atuais e ex-estudantes do Colégio e educadores.

A experiência se repetiu em 2014 e 2015 e, em 2016, o a Missão Jovem SCM – Intercâmbio solidário acontecerá  no período de 08 a 14  julho, em Janaúba-MG.

missao (1) missao (3) missao (2)