Projeto Vida Padre Gailhac

A maneira criada pelo Colégio sagrado Coração de Maria para levar adiante a missão de defender a vida, conforme o carisma da instituição foi a criação dos projetos socioassistenciais, dentre eles o Projeto Vida Padre Gailhac.

O Projeto Vida Padre Gailhac é uma ação de socialização infanto-juvenil localizada à Rua Evelina Ferreira, 129, no bairro Lagoa, região de Venda Nova, Belo Horizonte/ MG. Iniciou suas atividades no dia 24 de fevereiro de 2003, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na tentativa de buscar junto a essas crianças e adolescentes novos relacionamentos e novas perspectivas culturais, que assegurem a valorização integral de suas vidas e o respeito aos seus direitos. A escolha desta região se deu a partir da situação socioeconômica e de risco pessoal e social, de parte da população residente neste bairro.

O Projeto Vida Padre Gailhac visa o fortalecimento do vínculo familiar das crianças e adolescentes, consolidando os direitos garantidos a este público, conforme previsto em Lei, reconhecendo a importância da família no desenvolvimento integral dos seus membros, tendo sempre como foco as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social – PNAS/ Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS/ Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O Projeto Vida Padre Gailhac acolhe crianças e adolescentes que desenvolvem várias oficinas como: teatro, balé, capoeira, dança, informática, artesanato, brinquedoteca, formação espiritual e para a cidadania, artesanato e artes. Essas atividades ocorrem em horário complementar ao da escola regular, buscando a formação integral e a promoção humana e social, bem como a abertura à escuta e ao diálogo permanente contribuindo para uma maior efetivação da participação das famílias.

Tais ações aliadas a demais parceiros e entidades de apoio possibilitam o protagonismo infanto-juvenil e familiar, o desenvolvimento da auto-estima, a valorização do trabalho coletivo e da organização popular, além do exercício da cidadania, representado pelo interesse comum dos envolvidos.

O Projeto Vida Padre Gailhac visa enfim, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, trabalhando em prol da garantia dos direitos das pessoas enquanto cidadãos, fazendo-se cumprir também a missão deixada por Padre Gailhac “onde a vida esta ameaçada é aí o nosso lugar”.

< Imagem 227 (2)