SOR

Serviço de Orientação Religiosa


Você já ouviu falar do SOR? Sabe o que significa e o que pretende?

O SOR é o Serviço de Orientação Religiosa da Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria. É a dimensão responsável pelo Ensino Religioso, enquanto área de conhecimento e componente curricular, e pela Pastoral, concretizada em múltiplas ações solidárias (visitas, campanhas...), eventos de protagonismo juvenil (Missão Jovem SCM, Fórum JPIC SCM, Jornada de Valores SCM, Grupos de Jovens...) e momentos fortes de educação da fé (Retiro Jovem SCM, celebrações conclusivas, orações temáticas...).

Conduzido por um(a) Coordenador(a) – que também faz parte do Trio Gestor do Colégio – e por uma equipe de especialistas, o SOR se caracteriza pela criatividade e pelo zelo com que divulga e fortalece o carisma do Pe. Gailhac – promover a vida! – e a história, espiritualidade e missão das Religiosas SCM junto à comunidade educativa (estudantes, colaboradores e famílias), bem como o JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação, uma mentalidade e um jeito sagrado de ser e viver que perpassa todas as dimensões educativas SCM. 

A função do SOR é enriquecer a educação que os estudantes adquirem na família, contribuindo para que se tornem cada vez mais autônomos e realizados, sensíveis às questões sociais, solidários com os necessitados, capazes de projetar a própria existência e agir construtivamente na sociedade e no meio ambiente.



  • Conheça o SOR
  • Ensino Religioso
  • Pastoral: Ações Solidárias e Educação da Fé

Conheça o SOR

O SOR é a dimensão educativa da Rede Sagrado responsável pela dinamização do PER – Programa de Educação Religiosa dos colégios Sacrè Coeur de Marie.

Quando se fala em “SOR”, subentende-se tanto a estrutura física, humana e material da Orientação Religiosa, quanto sua fundamentação e ação nos campos pedagógico, espiritual, solidário e evangelizador. Tudo é interdependente, tudo está intrinsecamente ligado.

Enquanto gestão, o SOR é constituído por um(a) coordenador(a) – que também é membro do Trio Gestor do Colégio –, especialistas de Ensino Religioso, assistentes de Pastoral e regentes de turma, além da estrutura necessária para seu trabalho e missão. Enquanto fundamentação teórica e ação transformadora, é explicitado no PER, constituído pelo Ensino Religioso e pela Pastoral, subdividida em Ações Solidárias e Educação da Fé.

Ensino Religioso

O Ensino Religioso, enquanto área de conhecimento e componente curricular, apresenta aos estudantes o conhecimento religioso acumulado pelos diversos povos, culturas e tradições religiosas e/ou filosofias de vida ao longo da história da humanidade; está em sintonia com os quatro objetivos e as seis competências propostas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular; organiza-se em unidades temáticas, habilidades (EI: objetivos de aprendizagem e desenvolvimento), temas e tópicos; parte das experiências e demandas dos estudantes para enriquecê-las dialeticamente com aportes das Ciências da Religião e da Filosofia da Religião; promove o diálogo e o respeito às diferenças; visa contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa, sua dignidade e cidadania.

Pastoral: Ações Solidárias e Educação da Fé

A Pastoral, enquanto ações solidárias, promove nos estudantes a abertura para os outros, a saída de si e o protagonismo social por meio de visitas a instituições promotoras de vida, campanhas assistenciais, missões jovens em ambientes de vulnerabilidade, fóruns reflexivos sobre as políticas públicas, comprometimento com o meio ambiente e outras iniciativas. Enquanto educação da fé, promove momentos orantes, celebrações, jornadas de valores, retiros e outras situações que visam contribuir para o desenvolvimento de uma fé crítica, que considere os valores da religião professada ou da filosofia de vida seguida, que se revele em obras, que interprete a realidade com os olhos, o pensamento e o coração do Transcendente, que veja Deus em tudo e tudo em Deus.

Convicto da sua missão de “promover a vida em plenitude”, para bem cuidar de todas e todos os que lhe são confiados e ao mesmo tempo respeitar os diferentes modos de ser, pensar, crer e agir, o SOR, por meio de suas ações, atua de forma cônica, partindo  da universalidade, passando pelo particular e chegando às individualidades: pelo Ensino Religioso atinge a todos os estudantes, indistintamente; pelas Ações Solidárias, aquelas e aqueles de coração aberto que revelam sensibilidade social, independentemente de seguirem ou não uma religião ou filosofia de vida; pela Educação da Fé, aos que já professam uma determinada fé ou sentem-se interpelados pelo Sentido Maior.

 

(cone)

 

Como espírito vivificador desse “jeito Sagrado de ser” do SOR, estão o movimento JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação, a divisa da Área Brasil do IRSCM para o triênio 2019-2022:  “Promover pontes de justiça e solidariedade” e a missão das Religiosas do Sagrado Coração de Maria: “Conhecer a Deus e torná-lo conhecido, amar a Deus e fazê-lo amado, proclamar que Jesus Cristo veio para que todos tenham vida, e a tenham em plenitude”. Afinal, “na prática do bem, nada é pequeno ou indiferente” (Pe. Gailhac, 1822)

 

Entre em Contato