JPIC

Mais que uma sigla para JUSTIÇA, PAZ e INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO, JPIC é a filosofia de vida abraçada pelo Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria que evidencia valores a serem vivenciados cotidianamente nas ações individuais, na sala de aula e no relacionamento com o próximo.

O projeto foi criado em 2002, após o Papa João Paulo II se pronunciar sobre um sinal de esperança no mundo, a “inconformidade diante dos efeitos cruéis da globalização”, e fazer um apelo a todos os cristãos, para que se globalizasse também a solidariedade. Trata-se de um chamado à sensatez, à austeridade e à conversão ecológica.

Mais de cinquenta congregações religiosas internacionais formaram, na ocasião, esta rede JPIC, espalhando por todo o planeta o alerta: ou aprendemos a viver como irmãos, respeitando-nos e ao meio ambiente, ou pereceremos!

Por meio do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, o apelo chegou aos nossos colégios em 2003. Assim, anualmente, o JPIC se subdivide e se faz presente em diversas ações realizadas ao longo do ano, priorizando a abordagem de temas urgentes e carentes de soluções eficazes, geralmente em parceria com a Campanha da Fraternidade.

JPIC na unidade Belo Horizonte

O JPIC, mais que uma ação pontual da pastoral ou da ação social, refere-se a um estilo de vida que mobiliza todo o ser. Como estilo de vida, provoca as pessoas a ouvirem e a decifrarem as dificuldades e os clamores do povo no mundo de hoje e a estabelecerem estratégias de ação para um possível enfrentamento.

A metodologia adotada para desenvolver o projeto do JPIC no Colégio Sagrado Coração de Maria de Belo Horizonte é o Fórum Social, que constitui-se de grupos de trabalho (GTs) com eixos e sub-eixos temáticos. Com essa estratégia, no Fórum  são criados espaços para indagações, debates  e elaboração de proposições acerca das temáticas que envolvem a vida nas suas várias dimensões.

Impulsiona a conclamar toda a comunidade educativa à ações empreendedoras, nas quais os jovens se constituem protagonistas dos processos da aventura do fazer SER nas relações humanas e nas ações sociais.

jpic jpic2